A primeira etapa de uma boa adubação e correção de solo, esta na correta amostragem do solo, de forma que represente adequadamente o perfil do solo e toda a área amostrada. Nunca é demais lembrar que por melhor que seja análise química em um laboratório, ela não pode corrigir nenhuma falha na retirada das amostras.

Escolha da área a ser amostrada

A área a ser amostra não pode ser superior a 20 hectares, e deve ser divididas em glebas de acordo com a declividade e o tipo de solo.
Se a propriedade for muito grande não sendo possível amostra-lá completamente, é preferível amostrar apenas algumas glebas, representando situações diferentes.


Ferramentas para coleta

A coleta das amostras pode ser feita com enxadão, pá reta ou com trado. O trado - tipo holandês, tudo ou caneco – torna a operação mais fácil e rápida, permitindo também à retirada das amostras na profundidade correta a das mesmas quantidades de terra de todos os pontos amostrados.
Na tentativa de se mecanizar a coleta, amostrares elétricos e hidráulicos estão sendo utilizados, com grande eficiência e rapidez.


Freqüência e época de amostragem

As análises de solos devem ser realizadas com a necessidade do uso de fertilizantes ou corretivos no plantio de cada cultura, sendo ela a de ciclo curto ou perene. De uma forma geral, convém amostrar com maior freqüência culturas que recebem maiores aplicações de adubos.
As amostras devem ser retiradas vários meses antes do plantio, no caso de culturas temporárias, já que são diversas providencias que dependem do resultado da análise de solo.


Local e profundidade de amostragem

Em caso de culturas anuais e instalação de culturas perenes amostrar em área total na profundidade de 0-20 cm, a camada arável, sendo a profundidade de amostragem recomendada que até mesmo para plantio direto.
A profundidade de 20-40 cm é utilizada para avaliar a acidez do subsolo, indicando se o ambiente esta adequado para crescimento das raízes e assim se é necessário o uso de gesso agrícola.
Para as culturas perenes que recebem aplicações localizadas de adubo, como café e frutíferas, retirar as amostras dos locais onde o adubo foi aplicado, embora nesses casos o adubo não seja incorporado ao solo, à amostragem é igualmente feita na profundidade de 0-20 cm, para manter a coerência da interpretação de resultados.


Envio da amostra de solo ao laboratório

As amostras devem ser enviadas para o laboratório acondicionadas e identificadas corretamente, com todas as informações necessárias.
No cadastro, cada produtor terá um login e uma senha para assim que realizados todos os procedimentos das analises, serão disponibilizados os resultados no nosso site.

Copyright © 2013 - Fertilab - Todos os direitos reservados
Rod. MG 235 Km 89,700 - Zona Rural - São Gotardo - MG - Brasil - CEP - 38800-000
Caixa Postal 163
Fone: (34) 3671-6517 - (34) 8807-6517

Desenvolvido por Ceres Sistemas